
"Este local, onde me vês, tornar-se-á tão celebre e glorioso, que virá a ser jóia de estimação para toda cristandade".
(Palavras de N. Sra. de Caravaggio à Joaneta).
Capivari
Em 1977, em uma de suas idas à Capela de Capivari, o saudoso Padre Valério Mascarello, cp., dispondo de um tempinho antes da Missa, subiu ao antigo coro da Capela. Ali, em meio a muitas outras, deparou com uma imagem desbotada pelo tempo. Não lhe foi difícil descobrir que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, dado ser o referido Padre originário da Diocese de Caxias do Sul (RS) da qual Nossa Senhora de Caravaggio é a Padroeira.
Com o assentimento da Comissão da Capela, Pe. Valério levou a vetusta e desgastada imagem ao Pe. Gregório Ligeri que, como devoto e artista, a restaurou. Surgiu, então, a ideia de devolver a imagem à Capela de Capivari mediante “improvisada” Romaria, em 26 de Maio de 1977, que reuniu em torno de 800 pessoas, perfazendo a caminhada de Colombo a Capivari.
No ano seguinte e até hoje, de maneira mais organizada, sempre no dia 26 de Maio, a Romaria teve um aumento de romeiros. A animação espiritual sempre esteve a cargo do Pe. Gregório coadjuvado pelos seus Irmãos da Congregação Passionista. A Romaria já é patrimônio espiritual da Paróquia de Colombo e circunvizinhança cujas multidões, em uníssono, entoam hinos de louvor à santíssima Trindade que faz maravilhas pela intercessão da Mãe de Deus e da Igreja sob o título de Nossa Senhora De Caravaggio.
