História
Capivari - Colonia Eufrásio Correia
Nosso distrito antes da denominação Capivari (Capyvari), era denominado Colônia Eufrásio Correia, diretamente ligado a Colônia Alfredo Chaves, (atual município de Colombo), em 14 de julho de 1932, através do Decreto Estadual nº. 1.703, recebeu então o novo nome territorial, ou seja, a atual Colombo chamava-se Capivari, e na colonia Eufrásio Correia era onde encontrava-se o núcleo das duas colônias, que perdurou por pouco tempo, então, em 9 de agosto de 1933 formou-se Colombo Município e Capivari distrito (bairro).

Foto: Capivari Década 30
Capela
Nossa antiga Colônia Eufrásio Correia, foi fundada no ano de 1888, com a chegada dos primeiro imigrantes italianos, começando a povoar essa região e assim trazendo seus costumes, crenças e línguas essa ultima conhecida como dialeto italiano, mas, atualmente sabe-se que o mesmo é uma Língua falada no norte da Itália, o Vêneto.
Na época das primeiras famílias, deu-se origem à uma pequena Capela de madeira, obra do Padre Pedro Cobalchini, no mesmo lugar onde está a capela atual, onde as famílias se reuniam para as orações cultos e missas. Nesta capela o santo padroeiro era São Carlos.
Um tempo depois, já no início década de 1930, começou então a construção da nova Capela, onde segundo Giocondo Milani e Jovina Angélica Arcie Ceccon, "Os imigrantes Italianos do Capivari fabricaram os tijolos e construíram então sobre a supervisão dos padres passionistas, a atual Capela. O padroeiro então devido à inauguração que foi em 29 de junho de 1931, passou a ser São Pedro.

Foto: Construção da Capela São Pedro 1930
Fontes: FERRARINI, Sebastião - O município de Colombo - 1992
Imagens: